A perda de um ou mais dentes em algum momento da vida é algo extremamente comum. Para recuperar o sorriso e promover a reabilitação das funções mastigatórias a OralDent disponibiliza do tratamento de inserção de próteses que substituem os dentes de forma confortável e segura.
Com as inovações da odontologia moderna, é possível escolher entre vários tipos de próteses, as quais são colocadas com ou sem implante após uma avaliação completa do quadro clínico. Além das melhora funcional, a prótese garante um ótimo resultado estético, elevando a autoestima e aumentando a segurança na hora de mastigar e sorrir.
A prótese dentária constitui um ou mais dentes artificiais, substituindo os naturais após uma perda ou extração. Para colocar uma prótese é necessário consultar um cirurgião dentista capacitado que irá indicar a melhor opção para o caso.
Após a colocação da prótese é aconselhável manter uma rotina de cuidados higiênicos, para evitar problemas como mau hálito, acúmulo de placa bacteriana e infecções.
Tipos de prótese
Prótese total: Esta opção que também é conhecida popularmente como “dentadura”, é uma das alternativas mais práticas para quem deseja fazer a reabilitação bucal após a perda de todos os dentes. A prótese total é confeccionada em material especial, produzido em laboratório para garantir o máximo conforto ao paciente.
Prótese fixa unitária: Nos casos em que houve a perda da coroa (Parte visível dos dentes), aconselha-se a colocação de uma prótese unitária, fabricada em metal, resina ou porcelana, podendo ser confeccionada sobre dentes e ou implantes). O resultado é extremamente natural e o sistema mastigatório não sofre nenhum desequilíbrio.
Prótese sobre implante: Quando as raízes dos dentes não possuem saúde para suportar uma prótese, aconselha-se realização da extração o mesmo e a instalação de um implante que irá substituir a raiz do dente perdido e servirá de base para uma prótese fixa podendo ser unitária ou múltipla.
Ao optar pela colocação de uma prótese, o paciente terá todas as funções mastigatórias reabilitadas, evitando problemas na articulação temporomandibular (ATM). Além disso, ao recuperar o sorriso e a autoestima, haverá total segurança na hora de falar em público, comer e bocejar.