Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para as próteses dentais, sendo ela unitária, múltipla ou total. As próteses montadas sobre implantes não escorregam nem mudam de posição na boca, o que promove um grande benefício durante a mastigação ou a fala. Esta segurança é um benefício das dentaduras parciais e pontes, assim como coroas individuais colocadas sobre implantes, que proporcionam uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais. Trata-se de um procedimento simples, pouco invasivo, com aplicação de anestesia local, a mesma utilizada nos procedimentos básicos da odontologia. O paciente recebe alta no mesmo dia e o pós operatório é bem confortável.
Para alguns pacientes, as próteses dentais removíveis “comuns” são altamente desconfortáveis, tanto em função como em estética. Além disso, as próteses removíveis necessitam de apoio dos dentes “vizinhos”, o que pode causar mobilidade, reabsorção óssea e até a perda dente utilizado como “apoio”. Em caso das próteses fixas (pontes fixas) não existe o desgaste de outros dentes (os que servem de apoio), uma grande vantagem para quem quer manter os dentes naturais saudáveis.
Para receber um implante dentário, é necessário que o paciente se submeta a uma consulta de avaliação, com exames de diagnóstico para planejamento e adequação do meio bucal. Para o sucesso desse procedimento é preciso que o paciente se comprometa com o tratamento proposto, realize uma higiene bucal meticulosa e faça visitas regulares ao dentista, que são essenciais para o resultado a longo prazo de implantes de dentes.
Perguntas frequentes
Tenho perda óssea, posso fazer um implante?
Sim, porém será necessário diagnosticar o grau de perda óssea para verificar a necessidade de enxerto ósseo, procedimento o qual é realizado pelo mesmo profissional.
Qual a durabilidade dos implantes de dentes?
Difícil responder de forma exata, pois esta ligado diretamente aos cuidados de higiene realizado pelo paciente e ao retorno às consultas de revisão.