Da recepção a área de atendimento clínico, a OralDent oferece um tratamento diferenciado para os jovens clientes. A espera eventual se transforma em momento de diversão com jogos eletrônicos e o atendimento odontológico especializado transforma a cadeira do dentista em uma aventura infantil em busca da saúde.
A odontopediatria é a área da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças e adolescentes. A especialidade tem como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal dos bebês e crianças.
Existem muitos cuidados que devem ser tomados com os dentes da criança desde os primeiros meses. Esses cuidados são essenciais na prevenção de problemas futuros. Veja no ciclo dentário abaixo os principais cuidados em cada etapa da infância.
Ciclo Dentário
Até 6 meses o aleitamento materno é muito importante para que o desenvolvimento da arcada dentária e das funções mastigatórias seja satisfatório. Bicos e chupetas devem ser ortodônticos. Como a criança ainda não tem dentes, é necessário limpar a gengiva com gaze molhada em água mineral.
De 6 meses até 3 anos começam a nascer os primeiros dentinhos de leite. Deve-se evitar adicionar açúcar aos alimentos, não deixar a criança dormir com a mamadeira na boca e usar pasta dental sem flúor são cuidados importantes. Por volta do primeiro aniversário, em que já estão presentes os primeiros dentinhos é o melhor momento para agendar a primeira consulta ao odontopediatra.
De 3 até 6 anos deve-se usar pasta dental infantil com flúor, desde que a criança já saiba cuspir e não engula a espuma. Esta é a hora de combater o uso de chupetas, dedo na boca e mamadeira. A criança deve ser levada ao odontopediatra para que sejam avaliados o formato das arcadas e o posicionamento dos dentes. É uma faixa etária em que as crianças caem muito. Por isso, em caso de trauma, é sempre bom levar ao dentista.
De 6 até 12 anos começa a troca dos dentes de leite. O primeiro molar permanente erupciona sem a queda de um dente de leite. Deve-se evitar lanchinhos entre as refeições. A criança começa a escovar os dentes sem o acompanhamento de um adulto. É importante visitar o dentista de seis em seis meses.
A orientação deve começar desde cedo com os pais e estender-se ao longo do desenvolvimento da criança por meio de um trabalho contínuo de promoção de saúde bucal. Prevenir os problemas bucais enquanto bebês é evitar problemas futuros. Mesmo quando a criança não apresentar cáries, os pais devem procurar o dentista para que este faça uma avaliação preventiva de cáries e problemas periodontais.
Chame no Whatsapp